domingo, 14 de agosto de 2011

Carta do Comodoro


Tudo começou com uma duvida inquietante desde que cheguei a São Paulo, sempre olhei pro rio Tietê, sujo e poluído e me perguntava, onde isso vai dar? Pra onde vai tudo isso?

Bom, acabou que depois conheci a vela, depois o interior, e entre novas amizades e velejadas fui parar no Clube Água Nova em São Manuel, 13 anos depois da minha pergunta. Não acreditava que aquilo era o Tietê, limpo, tranquilo, gigante. Após 01 ano na Vice Presidencia do Interior, eu e o Paulo Abreu realizamos o 5º Encontro de vela Caipira do Interior Paulista, o primeiro fora de Avaré, nossa sede principal. Convidamos então o amigo Francisco Piza do Papaléguas, Marcelo Risatti do Igaraçú, eu, Paulo Fax no Bichop e o Paulo Abreu e o Frank no Zip, zarpamos e assim a duras penas fomos aprendendo sobre a Hidrovia, alguns de nós ja conhecia um ou outro pedaço, mas ao todo só depois. Mapeamos praticamente tudo, waypoints logados, mas faltava algumas coisas, lugares pra comer, pra dormir, pra abastecer e fazer uma viagem mais confortável que a primeira. Largos sorrisos na chegada e eu com um sonho realizado.

Em 2010 lançamos a idéia de fazer uma 2ª Expedição Cruzeiro, e nela adicionar mais pontos em um trajeto direto, sem voltas para o trabalho, decidimos julho, mês das férias, também por causa dos perrengues de verão, tempestades, raios e muito calor a medida que descemos.

Fizemos algumas palestras e iniciei um trabalho em solo de reconhecimento e descobrimento dos locais de apoio, dezenas de ligações telefônicas, pedidos de indicações e algumas viagens, muitos tropeços até aos poucos conhecendo as pessoas certas, estas que aqui agradeço com muito carinho por terem acreditado no nosso trabalho e nos receberam de braços abertos.

Inscrições abertas, os novos amigos foram chegando, ao longo do tempo perdemos alguns e ganhamos outros e logo já se formava um grande grupo.

Chegada a hora, partimos, e durante 14 dias viajamos por suas águas límpidas e desconhecidas aos olhos do cidadão metropolitano, no intuito de levar novos e velhos navegadores a uma experiência única e exclusiva no Cruzeirismo Brasileiro, o Cruzeiro por águas interiores.

Nosso objetivo também era o de conveniar oficialmente pela ABVC Interior, todos os pontos de apoio, hospedagem, alimentação, abastecimento e parada ao longo da Hidrovia e integrando-os em prol do crescimento turístico das cidades ribeiras, conseguimos o apoio das prefeituras municipais, secretarias e iniciativa privada, afim de que todos compartilhem a idéia de criar circuito turístico hidroviário definitivo, denominado Hidrovia Legal,  e que as futuras gerações possam desfrutar,conhecer e aprender a importância da preservação deste grande e delicado ecossistema.

O conceito de Expedição Cruzeiro, veio somar aos já consagrados Cruzeiro Costa Leste, Cruzeiro Costa Sul, Cruzeiro Costa Verde organizados pela ABVC Nacional. A principal característica  deste passeio é dar aos novos navegadores uma viagem longa com total segurança, a exemplo da 2a Expedição participaram crianças de 07, 10 e 12 anos como também a 3a idade com tripulantes de  70 e 80 anos.

Nos dias 08 e 09 de Outubro estaremos realizando o 7o Encontro de Vela do Interior Paulista/Avaré SP, onde apresentaremos todo conteúdo desta viagem, fotos, entrega dos certificados e depoimentos dos nossos participantes.   



Este blog é dedicado a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização deste cruzeiro, culminando no seu sucesso e fortalecendo o turismo náutico no interior.



Esta 2ª Expedição Cruzeiro 2011 fez-se em homenagem ao Grande Navegador José Luiz Guidotti.

Muito Obrigado e sejam Bem Vindos a Bordo!


Paulo Fax Padilha de Oliveira

Vice Presidente da ABVC Interior

Comodoro da 2ª Expedição Cruzeiro 2011